O cálculo luminotécnico LED é essencial para definir a quantidade de luz que cada ambiente necessita. Uma boa iluminação é muito mais do que apenas fornecer uma fonte luminosa de grande intensidade; é imprescindível que proporcione conforto, além de economia. Para criar um conforto visual adequado e economizar energia elétrica, é fundamental a realização do cálculo luminotécnico.
Para ajudar a satisfazer os aspectos quantitativos e qualitativos exigidos por um ambiente, foi desenvolvida a norma brasileira ABNT NBR ISO/CIE 8995-1:2013 (Iluminação de ambientes de trabalho internos). Essa norma apresenta e estabelece níveis médios de iluminância para proporcionar segurança e desempenho visual em diversas áreas de trabalho.
Veja abaixo um exemplo de quantos lux médios você precisa para cada tarefa em um escritório:
Vários fatores podem interferir em um grau maior ou menor de luminância. Profissionais especializados em luminotécnica podem utilizar algumas ferramentas para definir esse índice com precisão.
Separamos abaixo uma fórmula simplificada para saber se determinada luminária será ideal para um ambiente:
lm (fluxo luminoso total no ambiente) ÷ m² do local = lux total no ambiente
O cálculo luminotécnico LED é essencial e o mais importante no desenvolvimento do projeto luminotécnico, uma vez que, com ele, é possível definir a quantidade e qual luminária será utilizada, de acordo com as dimensões e o tipo de ambiente.
São levadas em consideração todas as variáveis necessárias para que a iluminação utilizada seja adequada ao local, e, neste processo, o cálculo luminotécnico considera:
Com esses pontos combinados e avaliando ainda o consumo de energia, a necessidade de automação e manutenção, o bem-estar e a segurança no ambiente, teremos um projeto luminotécnico com a luminária ideal indicada para instalação.