(11) 2729-3964 vendas@lednacional.com.br

Cálculo Luminotécnico LED

Cálculo Luminotécnico em Iluminação LED

O Cálculo Luminotécnico LED é essencial para definir a quantidade de luz que cada ambiente necessita. Uma boa iluminação é muito mais que apenas fornecer uma fonte luminosa de grande intensidade, é imprescindível que tenha conforto, além de economia. Para criar um conforto visual adequado ou economizar energia elétrica, é fundamental a realização do cálculo luminotécnico.

Para ajudar a satisfazer os aspectos quantitativos e qualitativos exigidos por um ambiente, foi desenvolvida a norma brasileira ABNT NBR ISO/CIE 8995-1:2013 (Iluminação de ambientes de trabalho internos). Essa norma apresenta e estabelece níveis médios de iluminância para proporcionar segurança e desempenho visual em diversas áreas de trabalho.

Veja abaixo exemplo de quantos lux médios você precisa para cada tarefa em um escritório:

  • Arquivamento, cópia, circulação: 300 lux
  • Escrever, teclar, ler, processar dados: 500 lux
  • Desenho técnico: 750 lux
  • Estação de projeto assistido por computador: 500 lux
  • Recepção: 300 lux

Vários fatores podem interferir em um grau maior ou menor de luminância, profissionais especializados em luminotécnica podem utilizar algumas ferramentas para definir esse índice com precisão.

Separamos abaixo uma fórmula simplificada para saber se determinada luminária será ideal para um ambiente

lm (fluxo luminoso total no ambiente) ÷ m² do local = lux total no ambiente

Entenda TUDO sobre o Cálculo Luminotécnico

O cálculo luminotécnico LED é essencial e o mais importante no desenvolvimento do projeto luminotécnico, uma vez que com ele é possível definir a quantidade e qual luminária será utilizada, de acordo com as dimensões e tipo de ambiente.

São levados em consideração todas as variáveis necessárias para que a iluminação utilizada seja adequada ao local e neste processo o cálculo luminotécnico considera:

  • Dimensões do ambiente: Deve-se considerar a altura da instalação, comprimento e largura da construção para o cálculo de iluminação por metro quadrado. Indústrias, galpões e quadras possuem alturas maiores para instalação da iluminação, necessitando de luminárias que iluminam mais, pois precisam atingir distâncias maiores.
  • Projeto arquitetônico e distribuição do mobiliário: Avaliar a planta e a localização dos móveis também é muito importante, visto que isso auxiliará a localizar áreas de sombra e no cálculo de lúmens. É necessário identificar a localização da mobília e tom das paredes, isso permite que o projeto seja eficiente ao definir as luminárias a serem instaladas e impede que a luminária fique em um local com uma grande prateleira, por exemplo, causando sombra.
  • Luz natural do ambiente no cálculo luminotécnico: A luz que incide no ambiente deve ser considerada e, se possível, aproveitada para somar a luz artificial.

Com estes pontos combinados e avaliando ainda o consumo de energia, necessidade de automação e manutenção, bem-estar e segurança no ambiente teremos um projeto luminotécnico com a luminária ideal indicada para instalação.

Principais cidades e regiões do Brasil onde a Led Nacional atende:

Rio de Janeiro, São Gonçalo, Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Niterói, Belford Roxo, São João de Meriti, Campos dos Goytacazes, Petrópolis, Volta Redonda, Magé, Itaboraí, Mesquita, Nova Friburgo, Barra Mansa, Macaé, Cabo Frio, Nilópolis, Teresópolis e Resende.

Belo Horizonte, Uberlândia, Contagem, Juiz de Fora, Betim, Montes Claros, Ribeirão das Neves, Uberaba, Governador Valadares, Ipatinga, Santa Luzia, Sete Lagoas, Divinópolis,Ibirité, Poços de Caldas, Patos de Minas, Teófilo Otoni, Sabará, Pouso Alegre, Barbacena, Varginha, Conselheiro Lafeiete, Araguari, Itabira e Passos.

Serra, Vila Velha, Cariacica, Vitória, Cachoeiro de Itapemirim, Linhares, São Mateus, Colatina, Guarapari, Aracruz, Viana, Nova Venécia, Barra de São Francisco, Santa Maria de Jetibá, Castelo, Marataízes, São Gabriel da Palha, Domingos Martins, Itapemirim, Afonso Cláudio, Alegre, Baixo Guandu, Conceição da Barra, Guaçuí, Iúna, Jaguaré, Mimoso do Sul, Sooretama, Anchieta, Pinheiros e Pedro Canário.

São Paulo, Bertioga, Caraguatatuba, Cubatão, Guarujá, Ilhabela, Itanhaém, Mongaguá, Riviera de São Lourenço, Santos, São Vicente, Praia Grande, Ubatuba, São Sebastião, Peruíbe, São José dos campos, Campinas, Jundiaí, Sorocaba, Indaiatuba, São José do Rio Preto, Itatiba, Amparo, Barueri, Ribeirão Preto, Marília, Louveira, Paulínia, Bauru, Valinhos, Bragança Paulista, Araraquara, Americana, Atibaia, Taubaté, Araras, São Carlos, Itupeva, Mendonça, Itu, Vinhedo, Marapoama, Votuporanga, Hortolândia, Araçatuba, Jaboticabal, Sertãozinho, Rio Claro, Santa Gertrudes, Cordeirópolis, Limeira, Ipeúna, Araras, Iracemápolis, Piracicaba, Leme, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, São Simão, Rincão, Araraquara, Bauru, Jaú, Registro, Jacupiranga, Apiaí, Itararé, Itapira, Capão Bonito, Itapetininga, Avaré, Sorocaba, Sarapuí, Iperó, Itu, Porto Feliz, Santos, Santa Isabel, Caçapava, Jacareí, Pindamonhangaba, Campinas, Mont Mor, Botucatu, São Manoel, Assis, Presidente Prudente, Presidente Venceslau, Panorama, Andradina, Araçatuba, Promissão, Penápolis, Ibitinga, Novo Horizonte, Birigui, Paulo de Faria, Icém, Igarapava, Franca, Mococa, Águas de Lindóia, Águas de São Pedro, Águas da Prata, Lindóia, Amparo, São João da Boa Vista, Pirassununga, Serra Negra, Bragança Paulista, Santa Isabel, Mogi Guaçu, Mogi Mirim, Jundiaí e Indaiatuba.

Curitiba, Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Cascavel, São José dos Pinhais, Foz do Iguaçu, Colombo, Guarapuava, Paranaguá, Araucária, Toledo, Apucarana, Pinhais, Campo Largo, Almirante Tamandaré, Umuarama, Paranavaí, Piraquara, Cambé, Sarandi, Fazenda Rio Grande, Paranavaí, Francisco Beltrão, Pato Branco, Cianorte, Telêmaco Borba e Castro.

Joinville, Florianópolis, Blumenau, Itajaí, São José, Chapecó, Criciúma, Jaraguá do sul, Lages, Palhoça, Balneário Camboriú, Brusque, Tubarão, São Bento do Sul, Caçador, Concórdia, Camboriú, Navegantes, Rio do Sul, Araranguá, Gaspar, Biguaçu, Indaial, Mafra, Canoinhas e Itapema.

Porto Alegre, Caxias do Sul, Pelotas, Canoas, Santa Maria, Gravataí, Viamão, Novo Hamburgo, São Leopoldo, Rio Grande, Alvorada, Passo Fundo, Sapucaia do Sul, Uruguaiana, Santa Cruz do Sul, Cachoeirinha, Bagé, Bento Gonçalves, Erechim, Guaíba, Cachoeira do Sul, Santana do Livramento, Esteio, Ijuí, Alegrete.

Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Bandeira, Caruaru, Petrolina, Paulista, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Garanhuns, Vitória de Santo Antão, Igarassu, São Lourenço da Mata, Abreu e Lima, Santa Cruz do Capibaribe, Ipojuca, Serra Talhada, Araripina, Gravatá, Carpina, Goiana, Belo Jardim, Arcoverde, Ouricuri, Escada, Pesqueira, Surubim, Palmares e Bezerros.

Salvador, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Camaçari, Itabuna, Juazeiro, Lauro de Freitas, Ilhéus, Jequié, Teixeira de Freitas, Alagoinhas, Barreiras, Porto Seguro, Simões Filho, Paulo Afonso, Eunápolis, Santo Antônio de Jesus, Valença, Candeias, Guanambi, Jacobina, Serrinha, Senhor do Bonfim, Dias d’Ávila, Luís Eduardo Magalhães, Itapetinga, Irecê, Campo Formoso, Casa Nova, Brumado, Bom Jesus da Lapa, Conceição do Coité, Itamaraju, Itaberaba, Cruz das Almas, Ipirá, Santo Amaro e Euclides da Cunha.

Fortaleza, Caucacia, Juazeiro do Norte, Maracanaú, Sobral, Crato, Itapipoca, Maranguape, Iguatu, Quixadá, Canindé, Pacajus, Crateús, Aquiraz, Pacatuba e  Quixeramobim.

Goiânia, Aparecida de Goiânia, Anápolis, Rio Verde, Luziânia, Águas Lindas de Goiás, Valparaíso de Goiás, Trindade, Formosa, Novo Gama, Itumbiara, Senador, Canedo, Catalão, Jataí, Planaltina, Caldas Novas, Brasília.

Manaus, Parintins, Itacoatiara, Manacapuru, Coari e Centro Amazonense.

Belém, Ananindeua, Santarém, Marabá, Castanhal, Parauapebas, Itaituba, Cametá, Bragança, Abaetetuba, Bragança e Marituba.