(11) 2729-3964 vendas@lednacional.com.br

Interpretando Dados Fotométricos

Interpretando Dados Fotométricos para Desempenho

Interpretando dados fotométricos, já pensamos em eficiência e na eficácia da luminária ao direcionar luminosidade para o alvo desejado, que é determinado pelas propriedades fotométricas da luminária e pela qualidade dos componentes de controle da luz.

O desempenho mecânico descreve o comportamento da luminária, incluindo condições extremas de temperatura, jatos de água ou pó, choques mecânicos e fogo.

Já o desempenho elétrico descreve a eficiência da luminária e de seus equipamentos auxiliares ao produzirem luz e seu comportamento elétrico. Para análise do desempenho fotométrico de luminárias, é necessário conhecimento de suas características fotométricas. Nesse sentido, apresentamos, a seguir, os principais conceitos fotométricos.

  • Fluxo luminoso (φ): É a quantidade total de luz emitida por uma fonte luminosa em todas as direções. Unidade: lúmen [lm].
  • Intensidade luminosa (I): É a radiação luminosa emitida em um determinado ângulo sólido (em esferorradiano) em uma determinada direção. Unidade: candela [cd].
  • Iluminância (E): Indica a quantidade de luz que atinge uma superfície por unidade de área. Relativa à luz incidente, não visível. Unidade: lux [lx] = lm/m2.
  • Luminância (L): É o brilho, intensidade luminosa emitida ou refletida por uma superfície iluminada em direção ao olho humano. Relativa à luz refletida, visível. Unidade: Candela/m2 [cd/m2].

Uma questão muito importante a ser observada quanto ao rendimento e eficiência da luminária é que a curva não considera a distribuição luminosa da luminária, englobando tanto o fluxo emitido para o hemisfério inferior como para o superior. Para a escolha de uma luminária eficiente, devem-se considerar as luminárias com os maiores rendimentos no hemisfério inferior, visto que a luz emitida para o hemisfério superior participa da iluminância somente indiretamente, via reflexão do teto. As luminárias com maiores rendimentos são luminárias sem componentes de controle de luz.

Cada luminária possui uma curva particular de distribuição de luz, e a maneira como é representada a fonte de luz que a luminária projeta é expressada por meio dessas curvas ou diagramas fotométricos. Entender a fotometria é fundamental para a boa utilização de informações como fluxo luminoso, direção e intensidade.

Como Funcionam as Curvas Fotométricas Interpretando Dados Fotométricos

Funcionam com gráficos que indicam a distribuição espacial de luz em um plano cartesiano que conta com variáveis de distância e intensidade luminosa. Cada luminária conta com uma curva de distribuição particular, por este motivo, deve-se escolher a mais adequada de acordo com o caso da aplicação.

Nas curvas fotométricas de distribuição luminosa, a distância de qualquer dos pontos da curva ao centro indica a intensidade luminosa desta fonte nessa direção. Para evitar a tarefa de ter que fazer um gráfico para cada luminária quando a única variação é a sua potência, os gráficos são padronizados para uma fonte de 1.000 lumens, e os desenhos expressam em cd/klm. Se o que busca é conhecer os valores reais das intensidades, basta ampliar o fluxo luminoso da lâmpada pela leitura no diagrama polar, para posteriormente dividi-lo por 1.000 (lm).

Rendimento luminoso

A maneira das curvas fotométricas dependem do difusor ou refletor da luminária em questão. Deste modo, a curva polar da luminária será diferente da curva obtida. Isso está relacionado com o rendimento luminoso, que é definido pela seguinte equação:

n(%) = Fluxo luminoso luminária / Fluxo luminoso lâmpada

É necessário entender que a intensidade associada ao ângulo do espaço, representa a gama de intensidades que existem no intervalo dado pelo fluxo total emitido. Isso supõe que a intensidade deve se manter constante em qualquer direção. Em geral, isso não é efetivo, há a opção de dividir a esfera em diversas zonas, das quais será definida uma intensidade média, permitindo que o fluxo total seja igual à soma de todos os fluxos parciais de cada uma destas zonas.

Principais cidades e regiões do Brasil onde a Led Nacional atende:

Rio de Janeiro, São Gonçalo, Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Niterói, Belford Roxo, São João de Meriti, Campos dos Goytacazes, Petrópolis, Volta Redonda, Magé, Itaboraí, Mesquita, Nova Friburgo, Barra Mansa, Macaé, Cabo Frio, Nilópolis, Teresópolis e Resende.

Belo Horizonte, Uberlândia, Contagem, Juiz de Fora, Betim, Montes Claros, Ribeirão das Neves, Uberaba, Governador Valadares, Ipatinga, Santa Luzia, Sete Lagoas, Divinópolis,Ibirité, Poços de Caldas, Patos de Minas, Teófilo Otoni, Sabará, Pouso Alegre, Barbacena, Varginha, Conselheiro Lafeiete, Araguari, Itabira e Passos.

Serra, Vila Velha, Cariacica, Vitória, Cachoeiro de Itapemirim, Linhares, São Mateus, Colatina, Guarapari, Aracruz, Viana, Nova Venécia, Barra de São Francisco, Santa Maria de Jetibá, Castelo, Marataízes, São Gabriel da Palha, Domingos Martins, Itapemirim, Afonso Cláudio, Alegre, Baixo Guandu, Conceição da Barra, Guaçuí, Iúna, Jaguaré, Mimoso do Sul, Sooretama, Anchieta, Pinheiros e Pedro Canário.

São Paulo, Bertioga, Caraguatatuba, Cubatão, Guarujá, Ilhabela, Itanhaém, Mongaguá, Riviera de São Lourenço, Santos, São Vicente, Praia Grande, Ubatuba, São Sebastião, Peruíbe, São José dos campos, Campinas, Jundiaí, Sorocaba, Indaiatuba, São José do Rio Preto, Itatiba, Amparo, Barueri, Ribeirão Preto, Marília, Louveira, Paulínia, Bauru, Valinhos, Bragança Paulista, Araraquara, Americana, Atibaia, Taubaté, Araras, São Carlos, Itupeva, Mendonça, Itu, Vinhedo, Marapoama, Votuporanga, Hortolândia, Araçatuba, Jaboticabal, Sertãozinho, Rio Claro, Santa Gertrudes, Cordeirópolis, Limeira, Ipeúna, Araras, Iracemápolis, Piracicaba, Leme, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, São Simão, Rincão, Araraquara, Bauru, Jaú, Registro, Jacupiranga, Apiaí, Itararé, Itapira, Capão Bonito, Itapetininga, Avaré, Sorocaba, Sarapuí, Iperó, Itu, Porto Feliz, Santos, Santa Isabel, Caçapava, Jacareí, Pindamonhangaba, Campinas, Mont Mor, Botucatu, São Manoel, Assis, Presidente Prudente, Presidente Venceslau, Panorama, Andradina, Araçatuba, Promissão, Penápolis, Ibitinga, Novo Horizonte, Birigui, Paulo de Faria, Icém, Igarapava, Franca, Mococa, Águas de Lindóia, Águas de São Pedro, Águas da Prata, Lindóia, Amparo, São João da Boa Vista, Pirassununga, Serra Negra, Bragança Paulista, Santa Isabel, Mogi Guaçu, Mogi Mirim, Jundiaí e Indaiatuba.

Curitiba, Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Cascavel, São José dos Pinhais, Foz do Iguaçu, Colombo, Guarapuava, Paranaguá, Araucária, Toledo, Apucarana, Pinhais, Campo Largo, Almirante Tamandaré, Umuarama, Paranavaí, Piraquara, Cambé, Sarandi, Fazenda Rio Grande, Paranavaí, Francisco Beltrão, Pato Branco, Cianorte, Telêmaco Borba e Castro.

Joinville, Florianópolis, Blumenau, Itajaí, São José, Chapecó, Criciúma, Jaraguá do sul, Lages, Palhoça, Balneário Camboriú, Brusque, Tubarão, São Bento do Sul, Caçador, Concórdia, Camboriú, Navegantes, Rio do Sul, Araranguá, Gaspar, Biguaçu, Indaial, Mafra, Canoinhas e Itapema.

Porto Alegre, Caxias do Sul, Pelotas, Canoas, Santa Maria, Gravataí, Viamão, Novo Hamburgo, São Leopoldo, Rio Grande, Alvorada, Passo Fundo, Sapucaia do Sul, Uruguaiana, Santa Cruz do Sul, Cachoeirinha, Bagé, Bento Gonçalves, Erechim, Guaíba, Cachoeira do Sul, Santana do Livramento, Esteio, Ijuí, Alegrete.

Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Bandeira, Caruaru, Petrolina, Paulista, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Garanhuns, Vitória de Santo Antão, Igarassu, São Lourenço da Mata, Abreu e Lima, Santa Cruz do Capibaribe, Ipojuca, Serra Talhada, Araripina, Gravatá, Carpina, Goiana, Belo Jardim, Arcoverde, Ouricuri, Escada, Pesqueira, Surubim, Palmares e Bezerros.

Salvador, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Camaçari, Itabuna, Juazeiro, Lauro de Freitas, Ilhéus, Jequié, Teixeira de Freitas, Alagoinhas, Barreiras, Porto Seguro, Simões Filho, Paulo Afonso, Eunápolis, Santo Antônio de Jesus, Valença, Candeias, Guanambi, Jacobina, Serrinha, Senhor do Bonfim, Dias d’Ávila, Luís Eduardo Magalhães, Itapetinga, Irecê, Campo Formoso, Casa Nova, Brumado, Bom Jesus da Lapa, Conceição do Coité, Itamaraju, Itaberaba, Cruz das Almas, Ipirá, Santo Amaro e Euclides da Cunha.

Fortaleza, Caucacia, Juazeiro do Norte, Maracanaú, Sobral, Crato, Itapipoca, Maranguape, Iguatu, Quixadá, Canindé, Pacajus, Crateús, Aquiraz, Pacatuba e  Quixeramobim.

Goiânia, Aparecida de Goiânia, Anápolis, Rio Verde, Luziânia, Águas Lindas de Goiás, Valparaíso de Goiás, Trindade, Formosa, Novo Gama, Itumbiara, Senador, Canedo, Catalão, Jataí, Planaltina, Caldas Novas, Brasília.

Manaus, Parintins, Itacoatiara, Manacapuru, Coari e Centro Amazonense.

Belém, Ananindeua, Santarém, Marabá, Castanhal, Parauapebas, Itaituba, Cametá, Bragança, Abaetetuba, Bragança e Marituba.