(11) 2729-3964 vendas@lednacional.com.br

Refletores para Adequação de Estádios

Refletores para Estádios

Nos últimos anos as tecnologias relacionadas a área de iluminação vêm evoluindo cada vez mais, por isso hoje se fala muito de refletores para adequação de estádios que sediam jogos da FIFA, CBF e Série A. A criação de equipamentos que propiciam uma maior eficiência energética está em alta ultimamente. Um ambiente onde a iluminação tem papel fundamental é nos estádios de futebol profissional. Pois, sem a iluminação, não seria possível assistir a noite os belos espetáculos de futebol.

E claro, que para a exposição desses jogos é necessário obedecer normas de iluminação, tanto para jogos não televisionados, como também para os jogos transmitidos pela TV, que requerem um nível ideal de luminosidade para garantir a alta definição das imagens.

Iluminação de Estádios de Futebol

Entretanto, não são todos os estádios que estão bem equipados com uma iluminação própria para atender aos requisitos da FIFA, CBF e Série A. No geral, os estádios menores e mais simples, possuem um esquema de luzes obsoleto e muitas das vezes nada econômico. Portanto, a LED Nacional atua fabricando refletores para adequação dos estágios, para que seja possível sediar jogos de campeonatos maiores, criando mais opções de locais para o público prestigiar os jogos.

Os estádios que precisam de uma adequação na iluminação há geralmente a criação de sombras dentro do campo, ofuscamento e problemas para identificação dos atletas, os refletores não possuem luz suficiente para jogadores, torcida e transmissão pelas emissoras de televisão.

Um campo de futebol precisa ter uma boa iluminação do campo, das áreas convencionais, como as administrativas, e a cênica, que valoriza a arquitetura do estádio, ou seja, para um projeto ser completo, deve-se considerar o interior e o entorno da arena, com boa sinalização no acesso e direcionamento, para que o público se disperse com facilidade em caso de emergência.

Campo FIFA, CBF e Série A com 2500 Lumens

No campo de jogo, a grande exigência é manter uma quantidade de lumens igual em todas as partes do gramado, evitando sombras e garantindo uma boa experiência visual aos torcedores e a qualidade da transmissão televisiva.

A instalação dos refletores merece atenção em relação ao ofuscamento, visto que o sistema de iluminação não pode atrapalhar a visão dos jogadores, principalmente dos goleiros. Por isso, alguns ângulos para instalação dos equipamentos na cobertura devem ser evitados e algumas alturas respeitadas.

Recomendações da FIFA para os Estádios

De acordo com o manual da FIFA, a luz que ilumina o gramado é proveniente de refletores que têm a altura determinada pelo ângulo formado sobre a linha horizontal do campo. Deve ser respeitado um ângulo mínimo de 25º do meio do campo de jogo até o ponto final da arquibancada. Essa abertura pode ser variável, mas não deve ultrapassar 45º. Outra questão importante são as estruturas da cobertura, que não podem obstruir a luz dos refletores.

Os refletores não podem estar em uma área de 15º para dentro ou fora da linha de fundo do gramado, isso para garantir boas condições visuais do goleiro e atacantes no momento da cobrança de escanteio. A FIFA estipula a quantidade máxima de lux que pode vazar para a região ao redor do estádio sem causar impactos negativos, tanto na segurança dos pedestres e motoristas quanto para impedir desperdícios. 

LED Nacional: Experiência em Adequação de Estádios

A LED NACIONAL é uma empresa brasileira que produz refletores LED de alta performance e eficiência luminosa. Nossos produtos são concebidos com tecnologia de ponta e utilizam materiais de altíssima qualidade, oferecendo ao mercado, soluções para atender as especificações da FIFA, CBF e Série A.

Nossos refletores oferecem o que há de mais moderno em tecnologia e um maior rendimento energético com menos gastos. Fale com nossa equipe (11) 2729–3964.

Refletores para Estádios de Alto Desempenho

PMLS 200

PMLS 400

PMLS 400V

PMLS 600

PMLS 800

PMLS 1200

Principais cidades e regiões do Brasil onde a Led Nacional atende:

Rio de Janeiro, São Gonçalo, Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Niterói, Belford Roxo, São João de Meriti, Campos dos Goytacazes, Petrópolis, Volta Redonda, Magé, Itaboraí, Mesquita, Nova Friburgo, Barra Mansa, Macaé, Cabo Frio, Nilópolis, Teresópolis e Resende.

Belo Horizonte, Uberlândia, Contagem, Juiz de Fora, Betim, Montes Claros, Ribeirão das Neves, Uberaba, Governador Valadares, Ipatinga, Santa Luzia, Sete Lagoas, Divinópolis,Ibirité, Poços de Caldas, Patos de Minas, Teófilo Otoni, Sabará, Pouso Alegre, Barbacena, Varginha, Conselheiro Lafeiete, Araguari, Itabira e Passos.

Serra, Vila Velha, Cariacica, Vitória, Cachoeiro de Itapemirim, Linhares, São Mateus, Colatina, Guarapari, Aracruz, Viana, Nova Venécia, Barra de São Francisco, Santa Maria de Jetibá, Castelo, Marataízes, São Gabriel da Palha, Domingos Martins, Itapemirim, Afonso Cláudio, Alegre, Baixo Guandu, Conceição da Barra, Guaçuí, Iúna, Jaguaré, Mimoso do Sul, Sooretama, Anchieta, Pinheiros e Pedro Canário.

São Paulo, Bertioga, Caraguatatuba, Cubatão, Guarujá, Ilhabela, Itanhaém, Mongaguá, Riviera de São Lourenço, Santos, São Vicente, Praia Grande, Ubatuba, São Sebastião, Peruíbe, São José dos campos, Campinas, Jundiaí, Sorocaba, Indaiatuba, São José do Rio Preto, Itatiba, Amparo, Barueri, Ribeirão Preto, Marília, Louveira, Paulínia, Bauru, Valinhos, Bragança Paulista, Araraquara, Americana, Atibaia, Taubaté, Araras, São Carlos, Itupeva, Mendonça, Itu, Vinhedo, Marapoama, Votuporanga, Hortolândia, Araçatuba, Jaboticabal, Sertãozinho, Rio Claro, Santa Gertrudes, Cordeirópolis, Limeira, Ipeúna, Araras, Iracemápolis, Piracicaba, Leme, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, São Simão, Rincão, Araraquara, Bauru, Jaú, Registro, Jacupiranga, Apiaí, Itararé, Itapira, Capão Bonito, Itapetininga, Avaré, Sorocaba, Sarapuí, Iperó, Itu, Porto Feliz, Santos, Santa Isabel, Caçapava, Jacareí, Pindamonhangaba, Campinas, Mont Mor, Botucatu, São Manoel, Assis, Presidente Prudente, Presidente Venceslau, Panorama, Andradina, Araçatuba, Promissão, Penápolis, Ibitinga, Novo Horizonte, Birigui, Paulo de Faria, Icém, Igarapava, Franca, Mococa, Águas de Lindóia, Águas de São Pedro, Águas da Prata, Lindóia, Amparo, São João da Boa Vista, Pirassununga, Serra Negra, Bragança Paulista, Santa Isabel, Mogi Guaçu, Mogi Mirim, Jundiaí e Indaiatuba.

Curitiba, Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Cascavel, São José dos Pinhais, Foz do Iguaçu, Colombo, Guarapuava, Paranaguá, Araucária, Toledo, Apucarana, Pinhais, Campo Largo, Almirante Tamandaré, Umuarama, Paranavaí, Piraquara, Cambé, Sarandi, Fazenda Rio Grande, Paranavaí, Francisco Beltrão, Pato Branco, Cianorte, Telêmaco Borba e Castro.

Joinville, Florianópolis, Blumenau, Itajaí, São José, Chapecó, Criciúma, Jaraguá do sul, Lages, Palhoça, Balneário Camboriú, Brusque, Tubarão, São Bento do Sul, Caçador, Concórdia, Camboriú, Navegantes, Rio do Sul, Araranguá, Gaspar, Biguaçu, Indaial, Mafra, Canoinhas e Itapema.

Porto Alegre, Caxias do Sul, Pelotas, Canoas, Santa Maria, Gravataí, Viamão, Novo Hamburgo, São Leopoldo, Rio Grande, Alvorada, Passo Fundo, Sapucaia do Sul, Uruguaiana, Santa Cruz do Sul, Cachoeirinha, Bagé, Bento Gonçalves, Erechim, Guaíba, Cachoeira do Sul, Santana do Livramento, Esteio, Ijuí, Alegrete.

Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Bandeira, Caruaru, Petrolina, Paulista, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Garanhuns, Vitória de Santo Antão, Igarassu, São Lourenço da Mata, Abreu e Lima, Santa Cruz do Capibaribe, Ipojuca, Serra Talhada, Araripina, Gravatá, Carpina, Goiana, Belo Jardim, Arcoverde, Ouricuri, Escada, Pesqueira, Surubim, Palmares e Bezerros.

Salvador, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Camaçari, Itabuna, Juazeiro, Lauro de Freitas, Ilhéus, Jequié, Teixeira de Freitas, Alagoinhas, Barreiras, Porto Seguro, Simões Filho, Paulo Afonso, Eunápolis, Santo Antônio de Jesus, Valença, Candeias, Guanambi, Jacobina, Serrinha, Senhor do Bonfim, Dias d’Ávila, Luís Eduardo Magalhães, Itapetinga, Irecê, Campo Formoso, Casa Nova, Brumado, Bom Jesus da Lapa, Conceição do Coité, Itamaraju, Itaberaba, Cruz das Almas, Ipirá, Santo Amaro e Euclides da Cunha.

Fortaleza, Caucacia, Juazeiro do Norte, Maracanaú, Sobral, Crato, Itapipoca, Maranguape, Iguatu, Quixadá, Canindé, Pacajus, Crateús, Aquiraz, Pacatuba e  Quixeramobim.

Goiânia, Aparecida de Goiânia, Anápolis, Rio Verde, Luziânia, Águas Lindas de Goiás, Valparaíso de Goiás, Trindade, Formosa, Novo Gama, Itumbiara, Senador, Canedo, Catalão, Jataí, Planaltina, Caldas Novas, Brasília.

Manaus, Parintins, Itacoatiara, Manacapuru, Coari e Centro Amazonense.

Belém, Ananindeua, Santarém, Marabá, Castanhal, Parauapebas, Itaituba, Cametá, Bragança, Abaetetuba, Bragança e Marituba.